Erro de .gdbinit no Eclipse

Eu resolvi parar de usar o Vim por um tempinho, só pra esse trabalho em C que eu tenho que entregar daqui a 8 dias. Comecei a usar o Eclipse lá na faculdade e tava tudo jóia.

Vim pra casa e instalei o mesmo Eclipse, e fiz os mesmos passos para começar a programar. Porém, tive uma surpresa quando tive que debugar o código. O Eclipse se negava a fazê-lo, retornando uma mensagem do tipo

“.gdbinit: arquivo ou pasta não encontrada”

Me perguntei que raios que eu tinha feito de errado na configuração! Procurei no Google um pouco e descobri que o .gdbinit é um arquivo que se passa parâmetros e/ou comandos pro GDB, que pode poupar seu trabalho de ficar digitando toda horas as mesmas coisas. Não que seja necessário esse nome, mas é que é o padrão do Eclipse. Eu nem sabia da existência desse bicho, então tinha que ser algum caminho errado ou opção ticada nas configurações.

Depois de mais procuras no Google tentando achar uma solução (e nenhuma encontrada), resolvi partir pra força bruta. Reparei que “gdbinit” e “shared libraries” apareciam juntas bastante, mas não me faziam sentido por serem usadas pelas pessoas que pediam ajuda pela net, mas não por mim!

Eis que, olhando na tela de configuração de Debug do Eclipse…

Menu “Project” -> Properties -> Run/Debug Settings

(se não tiver nada na janelinha, crie alguma)
<nome_da_sua_configuração_de_execução> -> Edit -> Aba “Debugger”

=> Sub-aba “Shared Libraries” -> role barra de rolagem da janela mais interna pra baixo! (até perceber isso… =P )

O problema era que a opção “Load shared library symbols automatically” tava marcada, e causava o erro!

Sinceramente não sei pra que serve, mas sei que testei o Debug no meu EP e funcionou direitinho com as bibliotecas C que eu tô usando.

Resolvi escrever isso aqui porque, como eu não achei nada pela internet a respeito disso, pode ser que venha a ser útil pra mais alguém.

Até mais!

4 Responses to Erro de .gdbinit no Eclipse

  1. Clara disse:

    Estava tento o mesmo problema, mas isso resolveu!
    Obrigada 🙂

  2. Cleiner disse:

    Cara, que mágica legal essa!
    Funcionou mesmo!
    Quando agente encontrar o Mister M agente pergunta como q funciona direitinho.

    Brigadão aí hein!

  3. Luciano disse:

    Muito bom. Aqui funcionou. Valeu

  4. Ricardo disse:

    Já passaram quase 4 anos, mas ainda é útil 😉
    Obrigado

Deixe um comentário